Revisões tarifárias de cinco empresas do Grupo CPFL são aprovadas

29 março 12:30 2016 Assessoria de Imprensa da ANEEL – 22/03/2016

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no último dia 22, em reunião pública, as revisões tarifárias das empresas Companhia Jaguari de Energia (CPFL Jaguari), Companhia Luz e Força Mococa (CPFL Mococa), Companhia Leste Paulista de Energia (CPFL Leste Paulista), Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz) e Companhia Sul Paulista de Energia (CPFL Sul Paulista). As novas tarifas entraram em vigor no mesmo dia 22 de março e valerão para consumidores de municípios do interior de São Paulo.

A revisão reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos. Na revisão também são estabelecidos os limites de *DEC e **FEC da distribuidora para o período 2017 a 2020.

Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores residenciais dessas distribuidoras:
tabela revisao

Confira abaixo as médias dos índices de baixa e alta tensão:

Documento2

 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Mais informações sobre revisões tarifárias podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link entendendo a tarifa.

* O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica o número de horas que, em média, um consumidor fica sem energia elétrica durante um determinado período.

** O FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica quantas vezes, em média, houve interrupção no fornecimento de energia, num determinado período.

  Categorias: