Como diz o ditado popular, empresa é igual em qualquer lugar, sindicatos são diferentes!
A AES Tietê Energia oficializou ao Ministério Público do Trabalho (MPT), na última terça-feira (23), a compra de ambulâncias e de um micro-ônibus que serão entregues aos municípios de Bariri, Barra Bonita, Ibitinga e Mococa. As doações são fruto de uma denúncia do Sinergia CUT ao MPT, que ingressou com ação civil pública após inúmeras reuniões entre as partes (MPT, empresa e Sindicato). A previsão é que a AES Tietê Energia entregue os veículos em 14 de abril deste ano.
O desfecho desse processo foi a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as partes, onde ficou determinado algumas obrigações por parte da AES Tietê Energia. A multa fixada em R$ 500 mil aplicada à empresa pelo descumprimento da legislação e Acordo Coletivo de Trabalho foi destinada ao atendimento à população dessas quatro cidades, já que a procuradora Carolina Marzola Hirata Zedes não aceitou que o valor fosse revertido aos trabalhadores impactados, como solicitou o Sindicato.
Bariri, Barra Bonita, Ibitinga e Mococa foram beneficiados porque as fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ocorreram em localidades desses municípios. Nessas localidades foram detectadas inúmeras inadequações nas condições de trabalho, entre elas excesso de jornada e não cumprimento de intrajornada. Mococa receberá um micro-ônibus porque o processo tramitou na cidade. Além dessas doações, será destinado o valor de R$ 10 mil para a APAE de Mococa.
Nesta lógica, o Ministério Público da 15ª região direcionou para as cidades de Bariri, Barra Bonita, Ibitinga e Mococa ambulâncias e um micro-ônibus doados graças à intervenção do Sindicato. Porque como diz o ditado popular, empresa é igual em qualquer lugar, sindicatos são diferentes!