Sindicalistas protestam contra o desmonte do setor
Empresa chinesa arremata hidrelétricas que pertenciam à Cesp por R$13,8 bi. Presente, Sinergia CUT continuará a luta em defesa dos trabalhadores
Sem concorrentes, China Three Gorges (CTG) venceu o leilão das usinas Jupiá e Ilha Solteira, que pertenciam à Cesp, na manhã desta quarta-feira (25), na Bovespa, em São Paulo. Com potência instalada de 5 mil MW, as usinas localizadas no rio Paraná formavam o principal lote do leilão de 29 hidrelétricas promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A chinesa apresentou proposta para operar as hidrelétricas por uma receita anual de 2,38 bilhões de reais, sem deságio ante a receita teto estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pelo certame. A empresa foi a única a apresentar proposta.
Adiado pela terceira vez, o leilão desta quarta-feira envolve 29 usinas hidrelétricas em todo o Brasil, todas com contratos de concessão vencidos. Vale lembrar que o leilão das usinas da Cesp é consequência da decisão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de não aderir ao acordo proposto pelo governo federal para a renovação das concessões.
Protesto
Para defender o maior parque de geração de energia de SP, sindicalistas e trabalhadores protestaram nesta quarta em São Paulo. Convocado pelo Sinergia CUT e pela Ftiuesp (Federação dos Trabalhadores Urbanitários do Estado de São Paulo), com apoio da CUT-SP, o protesto aconteceu em frente ao prédio da Bovespa, para denunciar à população todo o desmonte do setor energético provocado em quase vinte anos pelos governos do PSDB desde o início do processo de privatização.
Na véspera do leilão, Senado aprova MP 688 O Senado aprovou na noite terça-feira (24) a medida provisória 688, que trata da comercialização e geração de energia elétrica. O leilão dependia da aprovação dessa MP porque ela cria compensações para os novos concessionários em caso de falta de chuva.