Com objetivo de retormar as negociações com a Transenergia, o Sinergia CUT solicitou uma mesa redonda na Gerência Regional do Trabalho (GRT) de Jundiaí, que ocorreu na última quarta-feira (26). A empresa não pôde comparecer, mas respondeu, por meio eletrônico, que tem interesse em reabrir a mesa de negociação. Ela justificou a sua ausência na mediação em razão de compromissos anteriores previamente agendados.
Diante dos fatos, a mesa foi suspensa temporariamente a fim de retomar o processo de negociação. A empresa informou ainda que foi adquirida recentemente pelo Grupo Energía de Bogotá por meio de sua subsidiária Empresa de Energia de Bogotá (EEB) passando a deter 51% de participação na Transenergia, todas em sociedade com a empresa Furnas, detentora dos demais 49%.
Histórico da CS 2015
A 1ª rodada de negociação entre o Sindicato e a Transenergia, que tem data base 1º de março, foi realizada em 12 de maio. Na ocasição, a empresa apresentou a seguinte proposta:
O Sinergia CUT rejeitou a proposta e a empresa se comprometeu a analisar as reivindicações (ICV Dieese mais aumento real no salários, VA/VR, PLR, inclusão da cláusula de brigada de incêndio, quadro mínimo, Saúde e segurança e meio ambiente).
No entanto, não houve manifestação por parte da Transenergia, mesmo o Sinergia CUT tendo enviado duas correspondências posteriores à ela. Por isso, o Sindicato buscou a mesa redonda na GRT Jundiaí.
#Tamojuntoproquederevier