… e pela garantia dos direitos dos trabalhadores!
Na última terça-feira, 30 de junho, representantes do Sinergia CUT (Sindicato dos Energéticos do Estado de SP) e da Ftiuesp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de São Paulo) estiveram em Brasília, reunidos com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME) Luiz Eduardo Barata Ferreira e demais assessorias. Em pauta, a licitação das usinas de Ilha Solteira e Jupiá, já que o vencimento dessas concessões ocorre no próximo dia 07 de julho e o MME já anunciou que pretende fazer em setembro o leilão dessas usinas.
Mais uma vez, as entidades sindicais expuseram sua posição contrária a qualquer tipo de licitação, leilão ou privatização das concessões de energia elétrica, defendendo o controle dessas usinas pelo governo federal. Sobre isso, o secretário do MME foi categórico ao afirmar que tal solicitação não será possível de atender devido às exigências da lei 12.783/2013 que regulou a renovação da concessão de ativos de geração e transmissão do setor elétrico.
Dessa forma, os representantes do Sinergia CUT e da Ftiuesp cobraram garantias aos trabalhadores no Edital de Licitação, como a manutenção dos empregos, do Fundo de Pensão da Fundação Cesp e a representação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Cesp.
Barata Ferreira continuou alegando que são reivindicações difíceis de serem atendidas, porém, levantou a possibilidade de acontecer outras conversas entre o MME e as entidades na busca de atender as solicitações dos trabalhadores. Fique ligado! Essa batalha é de todos nós!