A Plenária da FNU “ Direitos e Democracia” que está sendo realizada na cidade Curitiba, vem mostrando um alto grau de organização dos trabalhadores Urbanitários. Todas as plenárias são palco de intensos debates, ampliando desta forma a democracia interna dentro da entidade.
Na quarta-feira, dia 17, foram horas de discussões sobre a melhor forma para implementar a Confederação Nacional dos Urbanitários, foi feito pela comissão responsável um resgate da história e dos desafios enfrentados, bem como, as propostas formuladas pela mesma. Os delegados e as delegadas presentes puderam dar a sua contribuição democraticamente, com visões diferentes e discordâncias, mas que convergem para a importância de se criar uma entidade maior em defesa dos trabalhadores Urbanitários.
As plenárias debateram temas estratégicos para os trabalhadores Urbanitários, como o direito a aposentadoria especial, especialmente, para os companheiros que atuam diretamente expostos aos agentes nocivos, como a eletricidade, a terceirização (PL 4330) que atinge os trabalhadores nas empresas de saneamento e energia, principalmente na atividade fim. Por ano são milhares de acidentes e mortes em um número expressivo.
O quadro traçado mostra a importância da mobilização dos trabalhadores contra a terceirização, um dado concreto foi a votação apertada no congresso que aprovou provisoriamente o PL 4330. Quando em vários estados foram expostos os nomes e rostos dos deputados que são a favor a precarização do trabalho. A luta tem que continuar, cada vez mais forte. A FNU vai estar presente nos fóruns para lutar contra o PL.
A conjuntura econômica foi tema de palestra do Técnico do DIEESE- subseção FNU, Gustavo Teixeira, que abordou de forma ampla o momento econômico difícil por qual passa o país. E seus desdobramentos junto aos setores Urbanitários. A situação da Eletrobras é muito preocupante, pela sua importância para o país. Os resultados econômico-financeiros ruins, fruto de políticas equivocadas de governo, apontam para um cenário preocupante para os trabalhadores, isso já se refletiu nas negociações da PLR 2014.
A FNU tem a certeza que uma plenária desta qualidade ajuda a qualificar os debates dos dirigentes presentes. Ajudando a discutir com a base temas estratégicos para os trabalhadores. Para fortalecer ainda mais essas lutas será fundamental continuar discutindo até o congresso da FNU a forma efetiva para a consolidação da Confederação Nacional dos Urbanitários.