Eleição à presidência do CREA e também do Confea ocorrem no dia 19 próximo. Sinergia CUT e Ftiuesp tem candidatos para os dois pleitos. Confira
Na quarta-feira da semana que vem, dia 19, ocorrerão as eleições para a presidência do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) e do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). Estarão aptos ao voto somente os profissionais que tenham quitado suas anuidades até o dia 20 de outubro deste ano.
O número de Paulinho Marques é 23
CREA-SP: vote 23! Com 26 anos de serviços prestados no setor elétrico paulista, nas empresas Cesp e CTEEP, o engenheiro Paulo Marques de Oliveira, dirigente do Sinergia CUT é o candidato apoiado pelo Sinergia CUT e pela Ftiuesp à presidência do CREA-SP. Será uma eleição presencial em todas as localidades e delegacias do Conselho.
Dentre as propostas apresentadas pelo candidato são prioridades a renovação do Conselho, o compromisso com os profissionais, a responsabilidade de uma administração séria e a certeza de uma melhoria no sistema CREA-SP.
No programa de trabalho, Marques afirma que vai trabalhar dez pontos de grande interesse para os profissionais da área: ‘a começar pela melhoria do sistema de comunicação do CREA com os filiados e pela melhoria dos cursos ofertados pelo sistema PECE, visando o melhor aperfeiçoamento tecnológico dos profissionais’.
A proposta de trabalho inclui também priorizar financiamento dos cursos PECE via MUTUA e utilizando o superávit financeiro do Conselho; campanha de filiação ao MUTUA dos profissionais de São Paulo; garantia de piso mínimo para todas as categorias de profissionais filiados e fiscalização de empresas para obrigação de registros dos profissionais que atuam e realizam trabalhos mas não são registrados.
Marques defende ainda a diminuição da anuidade dos profissionais, para compartilhamento do superávit existente no balanço financeiro atual; uma atuação junto aos sindicatos e associações de classe, para a melhoria da interface e da comunicação entre o CREA e essas entidades, além de dar continuidade ao recadastramento dos profissionais para atender à resolução 494 do Conselho Federal.
Mais: atuará com transparência na administração e nas ações do Conselho, atendendo plenamente a lei federal n° 4320/64, que estabelece ‘normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acordo com o disposto no art. 5°, inciso XV, letra b, da Constituição Federal’, além das determinações do Confea.
O número de Paulinho Marques é 23.
CONFEA
Nesse mesmo dia 19,também serão realizadas as eleições para a Presidência do Confea. O candidato apoiado pelo Sinergia CUT e Ftiuesp é o engenheiro Henrique Luduvice, número 17.
Com o término das eleições presidenciais no Brasil, os olhares de mais de um milhão de profissionais da engenharia e da agronomia, de nível superior e técnico, se voltam para as eleições no sistema CONFEA/CREA, marcadas para o dia 19 de novembro. A maior organização profissional do país possui 27 conselhos regionais e um federal, além da caixa de assistência, Mútua.
A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e os sindicatos filiados declaram apoio ao engenheiro civil Henrique Luduvice (17), que é candidato à presidência do CONFEA. A candidatura dele foi lançada por entidades de classe de engenheiros, agrônomos e técnicos, insatisfeitas com a atual gestão do Conselho Federal.
Luduvice é funcionário da Eletronorte, em Brasília, e tem o compromisso de posicionar a engenharia brasileira na defesa do patrimônio público e dos setores estratégicos de nosso desenvolvimento, especialmente nos setores de energia, gás e saneamento.
O programa dele defende a Petrobrás, o setor elétrico, a expansão do saneamento, a infraestrutura pública de telecomunicações e o desenvolvimento tecnológico, além das políticas públicas essenciais para consolidar um projeto de desenvolvimento econômico e social no Brasil. Luduvice vai buscar a valorização de todas as profissões da área tecnológica.
Apesar de terem funções distintas das entidades sindicais, os CREAs e o CONFEA podem ser aliados importantes dos sindicatos na defesa das estatais e do modelo inclusivo de desenvolvimento. Para as eleições, serão instaladas em São Paulo urnas em dezenas de locais de votação, como a sede do CREA/SP, em algumas empresas e nas inspetorias do CREA no interior. Confira no site www.creasp.org.br o local de votação mais próximo e exerça seu direito.
Quem pode votar
Estarão aptos a votar os profissionais de nível superior, técnico ou tecnólogo, registrados no CREA e que estejam em dia com suas anuidades. Conheça algumas modalidades: Engenheiro Civil, Eng. Eletricista, Eng. Sanitarista, Eng. Ambiental, Eng. de Segurança no Trabalho, Técnicos Industrias, Técnicos Agrícolas, Engenheiro Mecânico, Eng. de Telecomunicações, Engenheiro de Petróleo, Geólogos, Geógrafos, Agrônomos, Geólogos Meteorologistas entre outros. Mais informações sobre o Luduvice podem ser obtidas pelo site www.luduvice.eng.br.