Depois de muita insistência da direção do Sindicato, finalmente os representantes da Biolins abriram o processo de negociação da Campanha Salarial 2014, realizando a primeira rodada na última sexta-feira (25).
Vale lembrar que o Acordo Coletivo tem validade até 2016 e a negociação tem como pauta apenas os reajustes econômicos. Apesar disso, e da insistência do Sinergia CUT, em maio passado a empresa não atendeu às reivindicações de garantir a data base e de abrir o processo negocial, prejudicando a Campanha Salarial e os trabalhadores.
“Neste ano, a Biolins passou por uma reestruturação que reduziu o número de trabalhadores e inclusive demitiu um Representante Sindical. Além disso, o Sindicato encaminhou denúncia na GRT de Marília sobre as diversas irregularidades praticadas pela empresa”, lembra a direção da entidade.
Mas, mesmo diante de todas as recusas, o Sindicato não desistiu. Procurou novamente a direção da empresa que acabou marcando a primeira rodada de negociação na semana passada.
Durante o encontro, um representante da Biolins informou que a empresa, unilateralmente, reajustou salários e benefícios nos 5,82% – índice do INPC – e que pretende alterar o atual Acordo Coletivo.
Negociadores do Sindicato rebateram os argumentos da empresa e reafirmaram a proposta de negociar os reajustes econômicos agora e discutir outros problemas dos trabalhadores em reuniões posteriores para acompanhamento do ACT.
Em seguida, a empresa concordou em analisar a pauta de reivindicações – aprovada em assembleias e encaminhada há tempos pelo Sindicato – e assumiu o compromisso de apresentar uma contraproposta em nova reunião, já agendada para o próximo dia 05, em Lins.