Empresa apresenta proposta que extingue várias conquistas históricas dos trabalhadores. Sindicato rejeita o absurdo e novas rodadas são agendadas para os dias 19 e 26 de maio
Sete horas e meia de muito debate. Este foi o tempo que durou a terceira rodada de negociação da Campanha Salarial da Energisa com o Sinergia CUT, ocorrida na última segunda (12), em Campinas.
E durante todo esse tempo, a exemplo da reunião anterior, os representantes da empresa não esconderam a intenção de querer rebaixar as conquistas dos trabalhadores e mantiveram na mesa sua “pauta” de precarização de direitos. Pior ainda: informaram que só aceitam discutir um reajuste diferenciado do INPC nos benefícios de alimentação (VA/VR), se o Sindicato topar discutir – para flexibilizar – alguns itens que são conquistas históricas da luta dos trabalhadores.
Com isso, a proposta da Energisa para o Acordo Coletivo foi:
Brincadeira de mau gosto…
O Sindicato reafirmou sua posição de discutir a pauta dos trabalhadores, bem como cobrou a implementação de cláusulas já acordadas e ainda não cumpridas. Porque… se a empresa está brincando na mesa, o Sindicato não!
… a resposta será mobilização! Diante de tudo isso, até sexta-feira desta semana (16), o Sinergia CUT realiza assembleias informativas nos locais de trabalho para discutir com os trabalhadores o atual cenário e a situação da negociação.
A quarta rodada está agendada para a próxima segunda (19). Caso a intransigência permaneça e não haja avanços, assembleias ocorrerão entre os dias 19 e 26 para aprovação de um plano de lutas com mobilizações gradativas. A proposta é de manifestação de duas horas no dia 26 e de 04 horas no dia 02 de junho. Fique ligado e participe! Porque… a empresa não dá nada, a gente que conquista!