“Apesar de já ter sido autuada por descumprimento ao Acordo Coletivo de Trabalho e por contrariar a legislação trabalhista, os gestores da AES Tietê continuam insistindo nos erros.” A avaliação é da direção do Sindicato diante das denúncias que continuam chegando à entidade, principalmente em relação à jornada de trabalho.
Segundo os trabalhadores, em várias localidades há líderes que “estão permitindo e ou solicitando que registrem o ponto, mas continuem trabalhando”. Há denúncias também de trocas de jornada de trabalho sem a anuência do Sindicato.
Pior são as reclamações de que a geradora, já com quadro de pessoal reduzido, está pressionando os trabalhadores a realizarem manobras para a CTEEP, o que caracteriza a dupla função que já está proibida por decisão judicial.
Erro também na manutenção
Cobrada pelos representantes dos trabalhadores, acabou assumindo o erro na gestão dos contratos das empresas terceirizadas contratadas para fazer a manutenção”, alertam os dirigentes sindicais. “É o caso da empreiteira GE que não realizou a atividade conforme exigia o contrato, chegando inclusive a fazer montagens invertidas de vários equipamentos”, completam.
O Sindicato continuará cobrando mais responsabilidade dos gestores. Com a palavra, a direção da AES Tietê.