… com visão e ação. Direção Colegiada do Sinergia CUT avalia sua atuação e traça estratégias para o próximo período<
A Quinta Reunião de Direção Colegiada Ampliada do Sinergia CUT está sendo realizada em Campinas, nesta quinta (07) e sexta-feira (08), com programação iniciada logo às 9h30.
Após a abertura do evento, realizada pelo Secretário Geral do Sindicato Carlos Alberto Alves e, dada as boas vindas aos dirigentes sindicais presentes, foi passada a palavra para a expositora convidada, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo Juvândia Moreira Leite. O tema proposto para o debate foi o “O Movimento Sindical e os seus Desafios”.
A sindicalista iniciou sua exposição falando sobre os desafios atuais da categoria bancária. “Temos 140 mil bancários em nossa base, com equilíbrio entre homens e mulheres – 50% e 50%. Um dos desafios atuais é incluir a juventude na militância, no movimento sindical”, disse.
Ela mesmo observou que esse também deve ser uma preocupação ou uma prioridade do Sinergia CUT. “Essa característica de geração é nossa e também de vocês. É preciso pensar nisso!”.
As questões da formação e do diálogo eficaz também foram colocados como uma grande prioridade para que os sindicatos hoje consigam incluir os trabalhadores na luta e interagir com eles. “A integração é fundamental. Há várias portas de entrada. Cursos de formação, com diferentes níveis, podem ser o caminho”, apontou.
As pautas de debate e discussões nas reuniões nos locais de trabalho também devem receber especial atenção dos sindicatos para conquistar a categoria e juntar forças para a luta. “Precisamos pensar em assuntos que têm tudo a ver com os atuais quadros: licença maternidade, ascensão profissional, igualdade de oportunidades, auxílio creche, políticas públicas, vale-cultura, entre outros, são reivindicações dos tempos modernos, da vida dessa geração.
Entre outros pontos colocados como desafios do movimento sindical, a presidenta dos bancários falou sobre a questão da Comunicação, que é considerado estratégico para a inclusão dos trabalhadores. “Jornal com notícias variadas e inclusivas, sites, facebook, entre outros meios, dialogam bem com os trabalhadores dessa nova geração e podem ser capazes de chamar e trazer esse pessoal para a luta sindical”, concluiu Juvândia para, em seguida, responder às perguntas dos dirigentes e militantes do Sinergia CUT.
Continuidade dos trabalhos Outra mesa está programada para o período da tarde, para tratar da Conjuntura Nacional. O expositor do tema será Paulo Vanucchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A Quinta Reunião da Direção Colegiada do Sinergia CUT continua na manhã de sexta-feira (08) com a finalização oficial da Campanha Salarial 2013. Na ocasião, será reavaliada a atuação sindical neste ano e também iniciada a discussão sobre as estratégias de atuação futura.