Acidente fatal na B Tobace

24 abril 18:02 2013 Cecília Gomes

No último dia 20 de abril, faleceu o trabalhador da B Tobace Edemar Braga Araújo (43), vítima de um acidente de trabalho causado por descarga elétrica enquanto consertava um poste no Jardim Aroeira, no município de Jardinópolis (SP).

O Sindicato está apurando as causas desta tragédia e levanta a sua bandeira em defesa por melhores condições de trabalho e mais segurança aos trabalhadores do setor elétrico, expostos diariamente a condições precárias. A B Tobace é uma das empresas terceirizadas, prestadoras de serviços da CPFL. 

Alerta
O números registrados em 2010 pelo Ministério da Previdência Social revelam que 111 acidentes ocorreram em empresas de CNAE 3511-5 (número da Classificação Nacional de Atividades Econômicas que identifica as empresas que trabalham com energia elétrica) no estado de São Paulo. Deste total, seis acidentes não tiveram CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) aberta.   A B Tobace, embora preste serviços para o setor elétrico enquanto empresa terceirizada da CPFL, está fora desta estatística pois possui CNAE 43215-00 (instalações elétricas).

Para o CNAE de instalações elétricas, as estatísticas aumentam e revelam o quão perversa pode ser a terceirização para os trabalhadores do setor elétrico, uma vez que um elevado número de acidentes em terceiras como a B Tobace não têm CAT aberta. Para se ter uma ideia, em 2010 foram registrados 563 acidentes neste CNAE referente a instalações elétricas, sendo que 136 deles não tiveram abertura de CAT, o que representa 24,15% dos acidentes.

Portanto, além de acompanhar a apuração dos casos de acidentes através da Área de Saúde de Segurança, o Sinergia CUT tem atuado em ações conjuntas à CUT para impedir que as terceirizações sejam feitas indiscriminadamente, trazendo impactos diretos na saúde e segurança dos trabalhadores.

Vale destacar que no dia 28 de abril, os trabalhadores no mundo inteiro chamam a atenção para o Dia mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2011, foram registrados 711.164 acidentes de trabalho, com 2.884 mortes – o que representa 1.950 acidentes de trabalho ao dia, com oito vítimas fatais no país.

  Categorias: