Na madrugada do último sábado (19), faleceu o fotógrafo dos movimentos sociais e do Brasil de Fato, João Zinclar (56), vítima de um acidente entre o ônibus em que viajava e um caminhão que vinha no sentido contrário e atravessou a pista na BR-101, em Goytacazes (RJ).
O corpo do fotógrafo será enterrado nesta segunda-feira (21), às 14h, no Cemitério dos Amarais, em Campinas (SP). João Zinclar, de 56 anos, nasceu em Rio Grande (RS), mas morava há 27 anos em Campinas. Os movimentos sociais perdem um grande lutador, um militante sempre presente nas lutas dos movimentos sociais e movimento sindical.
Autor do livro fotográfico “O Rio São Francisco e as Águas no Serão”, também registrou momentos históricos do sindicalismo brasileiro, inclusive fatos importantes do Sinergia CUT.
João Zinclar retornava de um trabalho em Ipatinga (MG), onde fotografou eleições sindicais. Considerava-se um fotógrafo operário, ou um operário da fotografia. De fato, um olhar sensível e comprometido com um mundo mais justo e solidário, que fará muita falta. A luta continua.