Vitoria contra o Racismo!

12 dezembro 14:00 2012 Cecília Gomes

Trabalhadora terceirizada do Poupa Tempo Ganha na justiça ação contra prática de Racismo

A trabalhadora Camila Joseane da Silva Santos foi vítima de racismo em 2009 nas dependências do Poupa Tempo. O Sindicato dos Eletricitários de Campinas (Stieec/Sinergia CUT) foi co-autor (assim como  Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, do Movimento Negro Unificado e da Secretaria  de Combate ao Racismo da Macro Região de Campinas do PT) de uma representação contra o Poupa Tempo e a empresa terceirizada BK consultoria de Recursos Humanos Ltda.

A trabalhadora, no exercício de sua função,  foi agredida verbalmente e vítima de racismo, humilhação e constrangimento dentro das dependências do Poupatempo,  diante de diversas testemunhas. Nenhuma atitude foi tomada por parte do Poupa Tempo ou da terceirizada, responsável pela consultoria em RH. Mais: Camila sofreu ameaça de demissão, caso levasse a reclamação adiante, o que acabou ocorrendo. No mesmo dia e local, outro trabalhador foi agredido por um usuário e obteve tratamento diferenciado por parte do Poupa Tempo.
 
A Juíza do trabalho Lenita Aparecida Pereira Corbanezi do 15ª TRT deu ganho de causa à trabalhadora por danos morais, reconhecendo que houve tratamento desigual, coação e a omissão por parte das empresas condenadas.

  Categorias: