Na última quinta (06), Sinergia CUT e Elektro fecharam acordo para as escalas de final de ano no Call Center da Elktro, atendendo a reivindicação do Sindicato para preservar o critério dos prontuários mais antigos e, ao mesmo tempo, aumentar o número de liberações de trabalhadores em feriados.
Vale lembrar que o critério para estabelecer as folgas dando prioridade aos trabalhadores com mais tempo de casa foi alterado de maneira unilateral pela Elektro em fevereiro deste ano, às vésperas do Carnaval. O Sindicato denunciou o descumprimento do ACT e, a partir de março, iniciou-se o processo de negociação.
Durante este processo, o Sinergia CUT ouviu a opinião dos trabalhadores do Call Center sobre quais seriam os critérios mais adequados. Entre as condições acertadas, ficou estabelecido que os operadores que trabalharem na virada do Natal não trabalharão na virada do Revellion.
Os operadores teriam até a próxima terça (11) para inscreverem-se pela Intranet para fazer a opção de escala. No entanto, devido a problemas no sistema, o link ainda não foi disponibilizado. Para solucionar o problema, foi utilizado o espaço de pesquisa existente no ebook (Intranet do Call Center) em que os trabalhadores devem responder a duas perguntas, utilizando as opções sim e não 1- Você quer trabalhar na virada do Natal? 2- Você quer trabalhar na virada do ano novo?
Confira o que foi negociado entre Sindicato e empresa para as escalas de final de ano:
– Trabalharão 70 operadores na virada do dia 24 e 31/12. Caberá aos operadores a opção de se candidatarem para trabalhar na virada; – Caso não haja quorum, as vagas serão preenchidas por operadores que nunca trabalharam nestas datas, com o critério dos mais novos para os que têm maior tempo de empresa; – Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas, o critério de escolha será dos com maior tempo de empresa para os mais novos, priorizando aqueles que nunca trabalharam nestas datas; – Os operadores que trabalharem na virada do Natal, não trabalharão na virada do revellion, permitindo 140 operadores liberados ,salvo se o número de inscritos seja menor que o de vagas disponíveis. Será permitido o trabalho nas duas viradas somente de forma voluntária. – Após a definição dos operadores que trabalharão nas viradas, os respectivos horários dos dias 24/25 e 31/01 serão redefinidos de acordo com a curva de demanda, existe a possibilidade de um número superior de operadores em um determinado horário. Ficou estabelecido o compromisso de se manter o mais próximo possível o horário normal do remanejado para cada operador.
– Excepcionalmente em dezembro, não valerá o limite de 8 trocas – Excepcionalmente nos dias 24/25 e 31/01 será facultado o uso do uniforme (respeitando-se o “dress code”); – As inscrições para a virada poderão ser feitas até o dia 11/12, a divulgação da escala da virada será no dia 14/12; – O restante da escala de dezembro será divulgada até o dia 18/12; – As trocas serão liberadas até o dia 21/12;