Sinergia CUT participa do lançamento de campanhas contra privatização no Vale do Ribeira (SP)

Sinergia CUT participa do lançamento de campanhas contra privatização no Vale do Ribeira (SP)
09 maio 09:50 2012 Débora Piloni, com informações do MAB

Encontro aconteceu na cidade de Registro e contou com a participação de diversas entidades sociais e autoridade política

O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) conjuntamente com o Sinergia CUT, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), e a CUT São Paulo lançaram no último dia 2 as campanhas nacionais contra a privatização da água e da energia em Registro, na região do Vale do Ribeira, em São Paulo.

As duas campanhas são produto da unidade da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, uma articulação de movimentos sociais e sindicais que propõe um novo modelo energético para o país. As campanhas “Água para o Brasil: um direito de todos não pode virar lucro de alguns” e “Todos pela energia: Privatização não é a solução” foram lançadas no ano passado.

As entidades denunciaram as tentativas de privatização no setor do saneamento, através de parcerias público-privadas e defenderam a renovação das concessões do setor elétrico, por entender que a realização de novos leilões pode aprofundar a privatização.

Participaram da atividade Gilverto Cervinski, do MAB, a prefeita de Registro Sandra Quenedi, Hamilton Correa, do Sinergia CUT e Anali Campos e João Prado como representantes da FNU.

No debate ficou claro que a privatização só traz consequências negativas para a população, precarizando o trabalho, diminuindo a qualidade do serviço e aumentando o preço das tarifas. Os membros da mesa destacaram a importância dos processos conjuntos de luta e a difusão e ampliação deste debate entre os trabalhadores do campo e da cidade.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa história e trajetória nas lutas contra as privatizações do setor energético. Pude falar sobre  os debates e nossas inserções nas revisões tarifárias, sobre Empresa de Referência e Agência Regulatória. E pude ressaltar a grande batalha do momento,  que vai exigir todo o esforço com os movimentos Populares como o MAB que é o fim Concessões das empresas do nosso setor”, relatou Hamilton Correa, dirigente do Sinergia CUT.

  Categorias: